quarta-feira, 21 de abril de 2010
morre GURU - GANGSTARR - rap
O lendário músico americano Guru, que protagonizou com o grupo Gang Starr o rap nova-iorquino nos anos 1990, morreu aos 43 anos por causa de um câncer, anunciou hoje seu antigo colaborador DJ Premier.
"Guru morreu na segunda-feira de manhã após uma longa batalha contra o câncer", assegurou em seu blog o DJ Premier. Ele assinalou que o falecido músico tratou de viver "uma vida normal" depois que um ano se lhe diagnosticasse a doença que acabou com sua vida.
O ex-companheiro de Guru no Gang Starr explicou que o rapper "sempre buscou manter no âmbito privado esse terrível diagnóstico, mas no início de 2010 teve de ser hospitalizado por causa da gravidade dos efeitos da doença".
"Os médicos o encorajaram a pensar positivamente, que podia reduzir o câncer e que era possível se curar totalmente. Mas vários tratamentos fortes, inclusive quimioterapia, fracassaram", indicou o DJ Premier.
O músico também reproduz em seu blog uma carta de despedida entregue por Guru a seu atual colaborador, Solar, na qual fala de sua família, dos fãs e de sua carreira profissional.
"Escrevo com lágrimas nos olhos, não de tristeza, mas de alegria, por uma vida maravilhosa e pela grande quantidade de boas pessoas que tive o prazer de conhecer", diz o rapper na carta.
Além disso, se diz sentir particularmente orgulhoso do que o Gang Starr "representou para o mundo da música e seus fãs", bem como dos álbuns e por ser considerado o "pai do hip-hop/jazz".
Guru, nome artístico de Keith Elam, integrou em meados dos anos 1980 o grupo de hip hop Gang Starr com o DJ Premier e assinou a série de álbuns "Jazzmatazz" desde 1993 até 2007 com a participação de vários músicos.
Era respeitado como uma das referências do hip hop, incorporando jazz e rap na sua sonoridade, presente nos álbuns "Version 7.0: The Streets Scriptures" (2005) e "Guru 8.0: Lost and found" (2009).
Isaac Hayes, Chaka Kahn, Branford Marsalis, Erykah Badu e Jamiroquai são alguns dos artistas com que Guru trabalhou. Com o músico Solar fundou a editora 7 Grand Records.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário